quinta-feira, 10 de julho de 2014

Uma proposta de Educação Ambiental - Introdução



A problemática ambiental permitiu que aflorasse, no cenário mundial, inúmeras reflexões que colocam em evidência as formas de relações sociais, meio ambiente e produção. A partir da Primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e desenvolvimento, em Estocolmo (1972), surge uma emergência socioambiental, que aponta para a necessidade de ampliar as atividades antrópicas e o crescimento econômico com a manutenção ecossistêmica (Veiga, 2007).


No mundo capitalista, o meio ambiente tem sido alvo de ações antrópicas diversas que ocasionou grandes impactos na natureza. Em concordância com SANTOS (2009), os eventos e catástrofes naturais que se intensificaram nas últimas décadas decorrem de um desastre ecológico de proporções incalculáveis surgido na ordem do capital e que, por essa razão, constitui uma ameaça da destruição total dos fundamentos naturais da existência humana. Nesse contexto, se faz necessária uma educação ambiental que sensibilize as pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter acesso a uma melhor qualidade de vida, sem desrespeitar o meio ambiente, buscando o equilíbrio entre o homem e a natureza. 

O maior desafio é sensibilizar a sociedade para uma nova forma de usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo comportamental, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. Sendo assim, este estudo procura abordar a importância da educação ambiental desenvolvida na Escola Municipal Frei Arthur Agostini, discutindo e buscando compreender as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental no Ensino Fundamental I nas escolas públicas de Boa Vista. Ainda será identificada a visão dos agentes educacionais a cerca da Educação Ambiental, e observado como esta vem sendo trabalhada pelos professores em sala de aula visando compreender como tais questões são tratadas nas mesmas. 

Para a concretização do presente artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em algumas linhas de estudo científicas. A partir de uma interpretação de teorias, o trabalho foi conduzido à sua parte prática, ou seja, a ida ao campo de estudo, que teve por objetivo a percepção de professores do Ensino Fundamental I da rede pública, ajudando a compreender os principais desafios e dificuldades encontradas neste nível em relação à Educação Ambiental; através de observações in loco e entrevistas com questionários semiestruturados realizadas com professores no período de maio a junho de 2014.
Josy Viana

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