A Páscoa significa a "passagem para uma vida nova", uma vida plena possível somente através dos ensinamentos bíblicos, ou seja, seguindo os passos de Jesus. É uma celebração cristã que ocorre após 40 dias (Quaresma) a contar da Quarta-Feira de Cinzas. Para os cristãos a Páscoa é a mais importante festa do ano pois representa a grande prova do amor de Deus por nós.
Abordar as datas comemorativas em sala de aula é muito importante pois o educando passa a estabelecer relações entre o conteúdo ensinado e a sua realidade vivida. É uma excelente oportunidade para desenvolver os valores sociais como respeito, solidariedade, tolerância, ética entre outros. São diversas as possibilidades de atividades diferenciadas que levam a resultados satisfatórios. Mudanças no comportamento, aceitação de regras e limites, tolerância ao diferente e atitudes de solidariedade e companheirismo são visíveis no cotidiano escolar. Tudo depende da metodologia adotada pelo educador, na maneira de abordar o tema e nas dinâmicas utilizadas.
Comece com uma conversa informal sobre a Páscoa para realizar um diagnóstico a cerca do conhecimento dos educandos. No decorrer do diálogo vá acrescentando os símbolos da Páscoa, depois divida em grupos, faça o sorteio de um símbolo para cada grupo. Peça que converse entre eles e criem uma forma de socializar com a turma. Pode ser através de desenhos, contação de história, ou exposição oral, o importante é estimular todos a participar.
Um dos símbolos mais conhecidos é o Coelhinho da Páscoa representa o nascimento, a esperança na vida. Com o tempo, a figura do coelho se tornou tão comercial que, aos poucos, as pessoas passaram a associar a celebração cristã com o coelho e seu ovo de chocolate. O ovo da Páscoa também não poderia deixar de ser citado. Assim como o coelho, o ovo de chocolate passou a ter grande destaque no sistema capitalista por ser responsável por contribuir na economia nesse período.
Um pouco de história
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria. O ovo era simbolizava a Páscoa desde os tempos mais remotos.
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
(Fonte:http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml)
A Páscoa tem a duração de 50 dias após o Domingo da Ressurreição, tempo suficiente para realizar um belíssimo trabalho em sala de aula. As mudanças de atitudes e comportamentos refletem em toda a escola. É fazendo a diferença nas práticas de ensino que estaremos contribuindo para um mundo melhor.
DICAS:
- Criar os próprios desenhos dos símbolos da Páscoa estimula a criatividade;
- Atividades para colorir contribui no desenvolvimento da coordenação motora além de oportunizar a fixação das cores;
- Trabalhos em grupos promovem a troca de conhecimentos entre os educandos;
- A socialização dos trabalhos produzidos permitem a interação entre todos os envolvidos no processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário