segunda-feira, 30 de abril de 2012

AEE - Atendimento Especial de Educação

AEE em Libras significa Atendimento Especial de Educação, tem como objetivo oferecer a base conceitual dos conteúdos curriculares desenvolvidos na sala de aula.isso é importante porque auxilia o aluno surdo na participação das aulas, compreendendo o que é trabalhado pelo professor e interagir com seus colegas.
Trazendo para nossa realidade, esse atendimento ocorre nas Salas Multifuncionais existentes na rede pública estadual de ensino. Os professores responsáveis por esta sala têm que ser capacitado na área e atender os alunos em horário oposto. A idéia é que o aluno participe das aulas com o professor titular da sala de aula e tenha atendimento especializado uma vez por semana nesta sala. Cabe ao professor da Sala Multifuncional desenvolver atividades com base nos conteúdos desenvolvidos em sala de aula ou visando atender suas necessidades na aprendizagem.
A Libras é reconhecida em nosso país pela Lei 10.436/2002, e é entendida como forma uma forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Um dos desafios das políticas públicas inclusivas para as escolas é a criação de ambientes educacionais para o ensino de Libras, por meio de métodos adequados. Com isso, as Salas Multifuncionais ficam amparadas legalmente e oportunizando o AEE de Libras dentro das escolas. Isso é importante pois auxilia os alunos surdos a conhecer a Libras contribuindo para a sua aprendizagem, bem como, facilita a comunicação desses alunos com os demais colegas e funcionários da escola.
O AEE no ensino da língua portuguesa está orientado na concepção bilíngüe, ou seja, Libras e Português escrito, como línguas de instrução para os alunos surdos. É usado em sala de aula, as duas línguas no desenvolver das atividades pedagógicas. O aluno é levado a refletir e aprender a ler e escrever em português. A reflexão sobre a língua permite ao alunos conhecer e usar a gramática normativa, produzir os vários gêneros textuais e ampliar sua competência e desempenho lingüístico.
A pessoa com surdez precisa ser incluída na sociedade e, para isso, a escola tem um papel essencial. É nesse espaço que o aluno terá a oportunidade de conhecer as duas línguas, interagir dentro da comunidade escolar e a partira daí, ser inserido na sociedade.
Toda aprendizagem é mediada pela linguagem, e para que esta ocorra no sistema educacional é necessário que a linguagem seja compartilhada por todos neste processo. Para que o aluno aprenda o professor precisa falar a mesma linguagem deste, sendo que o aluno também precisa aprender a linguagem dominante do meio em que vive no caso sua segunda língua
As línguas LIBRAS e português devem ser oferecidas e trabalhadas em conjunto porém de acordo que o material utilizado pelo professor está impresso na língua portuguesa (mapas, gráficos, textos), assim este conteúdo passará a ser compreendido pelo aluno quando também expostos numa linguagem em que seja compreendida, usando para tanto sinais e códigos visuais.
Concluindo, é de suma importância que o professor de sala de aula tenha domínio da língua de sinais para então, atender as necesidades educacionais do aluno surdo. Os AEEs em Libras, de Libras e na Língua Portuguesa são necessários para que o aluno surdo seja realmente incluso tanto no sistema educacional quanto na sociedade.

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