Trazendo
para nossa realidade, esse atendimento ocorre nas Salas Multifuncionais
existentes na rede pública estadual de ensino. Os professores responsáveis por
esta sala têm que ser capacitado na área e atender os alunos em horário oposto.
A idéia é que o aluno participe das aulas com o professor titular da sala de
aula e tenha atendimento especializado uma vez por semana nesta sala. Cabe ao
professor da Sala Multifuncional desenvolver atividades com base nos conteúdos
desenvolvidos em sala de aula ou visando atender suas necessidades na
aprendizagem.
A Libras
é reconhecida em nosso país pela Lei 10.436/2002, e é entendida como forma uma
forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza
visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema
lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de
pessoas surdas do Brasil. Um dos desafios das políticas públicas inclusivas
para as escolas é a criação de ambientes educacionais para o ensino de Libras,
por meio de métodos adequados. Com isso, as Salas Multifuncionais ficam
amparadas legalmente e oportunizando o AEE de Libras dentro das escolas. Isso é
importante pois auxilia os alunos surdos a conhecer a Libras contribuindo para
a sua aprendizagem, bem como, facilita a comunicação desses alunos com os
demais colegas e funcionários da escola.
O AEE no
ensino da língua portuguesa está orientado na concepção bilíngüe, ou seja,
Libras e Português escrito, como línguas de instrução para os alunos surdos. É
usado em sala de aula, as duas línguas no desenvolver das atividades
pedagógicas. O aluno é levado a refletir e aprender a ler e escrever em
português. A reflexão sobre a língua permite ao alunos conhecer e usar a
gramática normativa, produzir os vários gêneros textuais e ampliar sua
competência e desempenho lingüístico.
A pessoa
com surdez precisa ser incluída na sociedade e, para isso, a escola tem um
papel essencial. É nesse espaço que o aluno terá a oportunidade de conhecer as
duas línguas, interagir dentro da comunidade escolar e a partira daí, ser
inserido na sociedade.
Toda aprendizagem
é mediada pela linguagem, e para que esta ocorra no sistema educacional é necessário
que a linguagem seja compartilhada por todos neste processo. Para que o aluno
aprenda o professor precisa falar a mesma linguagem deste, sendo que o aluno
também precisa aprender a linguagem dominante do meio em que vive no caso sua
segunda língua
As línguas
LIBRAS e português devem ser oferecidas e trabalhadas em conjunto porém de
acordo que o material utilizado pelo professor está impresso na língua
portuguesa (mapas, gráficos, textos), assim este conteúdo passará a ser
compreendido pelo aluno quando também expostos numa linguagem em que seja
compreendida, usando para tanto sinais e códigos visuais.
Concluindo, é de suma importância que o professor de sala de aula tenha
domínio da língua de sinais para então, atender as necesidades educacionais do aluno surdo. Os AEEs em Libras, de Libras e
na Língua Portuguesa são necessários para que o aluno surdo seja realmente
incluso tanto no sistema educacional quanto na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário