terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vamos renovar!!!


Todo começo de ano letivo é igual. A primeira coisa que a professora pede é uma redação sobre suas férias e, dependendo da faixa etária, ainda pede para compartilhar na frente da turma! Tem aluno que nem vai pra escola nos primeiros dias para evitar tal situação.
            Que tal mudarmos isso?
            Primeira dica: peça que formem duplas, cada educando irá entrevistar o colega, oriente para que pergunte algo sobre suas férias, família, expectativas para o corrente ano. Assim, eles passarão a se conhecer, “quebrando o gelo” e facilitando uma apresentação espontânea do seu novo colega para a turma que poderá ser realizada após 15minutos ou o tempo que julgar necessário.
            Segunda dica: utilize o celular para que sejam enviados torpedos de boas vindas. Faça sorteio das duplas de modo que todos possam participar. Se não for possível o uso do celular, substitua-o por bilhetes. Assim, poderá ser exercitado a escrita, o organização de idéias, oralidade e interação dentro de sala de aula.
            Terceira dica: diga uma palavra e a turma terá que cantar uma música que a contenha. Pergunte o nome do educando que cantar primeiro, o que o a música o faz lembrar e se ele gosta daquele ritmo. As perguntas podem variar, isso deixa o alunado descontraído ao mesmo tempo em que ocorre a apresentação de todos, inclusive do professor.
            Quarta dica: não deixe os educandos com necessidades especiais de aprendizagem de fora das dinâmicas de apresentação. Independente da metodologia escolhida esses alunos merecem o mesmo carinho e atenção, portanto, não os trate como diferentes. No caso de educando com surdez, ao invés de cantar, eles podem criar frases na língua de libras ou escrita. Assim, também podem ser responder as perguntas, se apresentando para a turma bem descontraído.
            A primeira semana de aula é de suma importância, pois é necessário fazer um diagnóstico, buscando conhecer o “nível” da turma. Para isso, selecione alguns conteúdos básicos que eles deveriam estar dominando e em seguida elabore questões ou situações-problemas que os levem a refletir. Divida a turma em duas equipes ou mais dependendo do número de alunos na sala (fica a critério dos educandos a escolha do nome de cada equipe). Determine com eles o tempo máximo para a resolução de cada atividade, o silêncio enquanto cada equipe busca as respostas, se poderá pesquisar... Em fim, estabelecer normas junto com a turma é importante para que eles sintam respeitados e respeitem os demais colegas e o professor.
            Cada vez que se inicia um ano letivo começa uma nova caminhada. É mais uma oportunidade que temos para crescermos profissionalmente e emocionalmente. Cada educando que cruza nosso caminho, nos torna cada vez mais humanos. Boas sorte nessa nova caminhada!

2 comentários:

  1. Olá Josy!
    Parabéns pelas sugestões de atividades. Vou incorporá-las na minha prática pedagógica, bem como compartilhar com meus pares aqui em João Pessoa.Eu sempre faço a primeira parte, um colega apresentar o outro, mas agora farei bem mais completo! Um abraço,
    Fátima Pessoa

    ResponderExcluir
  2. Q bom ter contribuído. Fico muito feliz, em breve postarei mais dicas. Abços

    ResponderExcluir

Empoderamento Feminino

                                                          Imagem: Google Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de par...