Todo começo de ano
letivo é igual. A primeira coisa que a professora pede é uma redação sobre suas
férias e, dependendo da faixa etária, ainda pede para compartilhar na frente da
turma! Tem aluno que nem vai pra escola nos primeiros dias para evitar tal
situação.
Que tal mudarmos isso?
Primeira
dica: peça que formem duplas, cada educando irá entrevistar o colega, oriente
para que pergunte algo sobre suas férias, família, expectativas para o corrente
ano. Assim, eles passarão a se conhecer, “quebrando o gelo” e facilitando uma
apresentação espontânea do seu novo colega para a turma que poderá ser
realizada após 15minutos ou o tempo que julgar necessário.
Segunda
dica: utilize o celular para que sejam enviados torpedos de boas vindas. Faça
sorteio das duplas de modo que todos possam participar. Se não for possível o
uso do celular, substitua-o por bilhetes. Assim, poderá ser exercitado a
escrita, o organização de idéias, oralidade e interação dentro de sala de aula.
Terceira
dica: diga uma palavra e a turma terá que cantar uma música que a contenha. Pergunte
o nome do educando que cantar primeiro, o que o a música o faz lembrar e se ele
gosta daquele ritmo. As perguntas podem variar, isso deixa o alunado descontraído
ao mesmo tempo em que ocorre a apresentação de todos, inclusive do professor.
Quarta
dica: não deixe os educandos com necessidades especiais de aprendizagem de fora
das dinâmicas de apresentação. Independente da metodologia escolhida esses
alunos merecem o mesmo carinho e atenção, portanto, não os trate como
diferentes. No caso de educando com surdez, ao invés de cantar, eles podem
criar frases na língua de libras ou escrita. Assim, também podem ser responder
as perguntas, se apresentando para a turma bem descontraído.
A
primeira semana de aula é de suma importância, pois é necessário fazer um
diagnóstico, buscando conhecer o “nível” da turma. Para isso, selecione alguns
conteúdos básicos que eles deveriam estar dominando e em seguida elabore
questões ou situações-problemas que os levem a refletir. Divida a turma em duas
equipes ou mais dependendo do número de alunos na sala (fica a critério dos
educandos a escolha do nome de cada equipe). Determine com eles o tempo máximo
para a resolução de cada atividade, o silêncio enquanto cada equipe busca as
respostas, se poderá pesquisar... Em fim, estabelecer normas junto com a turma
é importante para que eles sintam respeitados e respeitem os demais colegas e o
professor.
Cada
vez que se inicia um ano letivo começa uma nova caminhada. É mais uma
oportunidade que temos para crescermos profissionalmente e emocionalmente. Cada
educando que cruza nosso caminho, nos torna cada vez mais humanos. Boas sorte
nessa nova caminhada!
Olá Josy!
ResponderExcluirParabéns pelas sugestões de atividades. Vou incorporá-las na minha prática pedagógica, bem como compartilhar com meus pares aqui em João Pessoa.Eu sempre faço a primeira parte, um colega apresentar o outro, mas agora farei bem mais completo! Um abraço,
Fátima Pessoa
Q bom ter contribuído. Fico muito feliz, em breve postarei mais dicas. Abços
ResponderExcluir