quinta-feira, 26 de outubro de 2017

4º BIMESTRE – 7º ANO

ASPECTOS GERAIS DA REGIÃO SUDESTE

A região Sudeste do Brasil é a segunda menor região do país, sendo maior apenas que a região Sul. A área real ocupa aproximadamente 924 620 km², 1/10 da superfície do Brasil e sua População é de 80,35 milhões (2010). O Sudeste é a segunda menor região do Brasil, sendo maior apenas que a região Sul. Limita-se com as regiões Centro-Oeste (a oeste), Nordeste (ao norte) e Sul (ao sul), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (a leste). Os estados que compõem o Sudeste são: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

CURIOSIDADES DA REGIÃO SUDESTE
* Os estados que compõem o Sudeste são: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Possui a maior concentração populacional do território brasileiro, com 80.364.410 habitantes, quantidade que corresponde a 42,2% do total nacional. É a região que tem a maior densidade demográfica (87 habitantes por quilômetro quadrado) e o mais alto índice de urbanização – 92,1%. Possui 1.668 municípios.
* A região apresenta os mais altos índices de violência, e também sofre com as elevadas taxas de desemprego.
* Essa Região situa-se na parte mais elevada do planalto Atlântico, onde estão localizadas as serras da Mantiqueira, do Mar e do Espinhaço.
* Predominam o clima tropical úmido e o tropical semiúmido, com geadas ocasionais. * A mata tropical nativa que cobria o litoral foi destruída com a expansão da agropecuária, em especial para o cultivo de café. No estado de Minas Gerais predomina a vegetação de cerrado (oeste) e caatinga (norte).
* O Sudeste é o principal responsável pela geração de riquezas econômicas do país. É a mais desenvolvida: abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país, possui o maior parque industrial, áreas de atividades agrícolas modernas, bancos, mercados de capitais, empresas transnacionais, comércios, universidades, e possui as duas metrópoles nacionais, consideradas cidades globais (São Paulo e Rio de Janeiro). O Sudeste é responsável por 56,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Fonte: Brasil Escola

4º BIMESTRE – 6º ANO


A MECANIZAÇÃO DA AGRICULTURA

Entende-se por mecanização do campo o processo de modernização das práticas agropecuárias, como a inserção de maquinários nos sistemas produtivos e de alta tecnologia para ampliar a produtividade ou a promoção de novas formas de desenvolvimento. Ao longo da história, destacaram-se dois processos de modernização do meio agrário: a Revolução Agrícola, ocorrida em razão da Revolução Industrial, e a Revolução Verde, que ampliou os índices de produção a partir da segunda metade do século XX.
São muitos os fatores que desencadearam essa busca acelerada por novas e modernas máquinas agrícolas. Um dos mais importantes está em fazer das colheitas e safras uma atividade rápida acelerando o processo da economia agrícola de um país.
Excluindo-se a mão de obra humana, um ponto negativo, a indústria agrícola entrou em crescimento juntamente com a produção de máquinas em grande escala. Essa parceria com o campo fez com que a maioria dos produtores tivesse que se adaptarem as novas técnicas e a compra de máquinas e produtos como fertilizantes já industrializados.
Os tipos de máquinas e implementos agrícolas vão desde um simples motosserra até colhedoras computadorizadas por meio de processos digitais e eletrônicos. A modernidade instalada nos centros rurais surgiu para comprovar que a tecnologia abrange todas as atividades e a indústria brasileira só tende a evoluir como ums dos maiores exportadores agrícolas.

Fonte: Cultura Mix

AVALIAÇÃO ADAPTADA PARA CRIANÇAS NEE's

As crianças com déficit de aprendizagem, déficit intelectual ou cognitivo, não podem ficar de fora do processo de aprendizagem. Para avaliar seus conhecimentos nada melhor do que utilizar as leituras de imagens e habilidades como traçar, pintar, circular, ligar e assinalar. Assim, podem ser observadas tanto as competências adquiridas quanto as habilidades aprimoradas.

AVALIAÇÃO - 6º ANO


3. O ESPAÇO URBANO É DIVIDIDO POR RUAS E AVENIDAS. DESENHE A RUA ONDE VOCÊ MORA: (10PTS)

4. PINTE SOMENTE O QUE VOCÊ VÊ NA CIDADE: (10PTS)


5. DESENHE UMA ATIVIDADE ECONÔMICA DESENVOLVIDA NO ESPAÇO RURAL: (10PTS)

5. DESENHE UMA ATIVIDADE ECONÔMICA DESENVOLVIDA NO ESPAÇO URBANO: (10PTS)

6. AS FESTAS JUNINAS INICIARAM HÁ MUITO TEMPO ATRÁS, ONDE OS PRODUTORES SE REUNIAM PARA COMEMORAR A COLHEITA. CIRCULE A IMAGEM QUE REPRESENTA O ESPAÇO QUE REPRESENTA ESSA COMEMORAÇÃO: (10PTS)

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Formas de avaliação 4º Bimestre/2017

     O 4º Bimestre já começou, nada melhor do que ficar sabendo como ocorrerá o processo de avaliação. Instigar o educando é uma tarefa constante, que exige uma percepção aos sinais de baixo rendimento. O baixo rendimento pode estar ligado a uma série de fatores que vai desde os problemas familiares, separação dos pais, bronca da avó e a forma de como o mesmo está inserido.
      O referido bimestre contará com a seguite forma de avaliação e seus respectivos critérios de avaliação:
4º BIMESTRE/2017
Profª Josy Viana – GEOGRAFIA


CONTEÚDOS
6º Ano – Matutino
·  Produção Agrícola
·  Produção Industrial
·  Produção Comercial

7º Ano – Matutino
· Região Centro – Oeste
· Região Sudeste
· Região Sul

AVALIAÇÃO

ATIVIDADE
PONTUAÇÃO
PROVA
50
A.V.
20
TRABALHO
30
TOTAL
100



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO

* Trabalho em grupo (seminário), formado por 5/6 componentes, mas a avaliação será individual levando em consideração:

DESCRIÇÃO
PONTUAÇÃO
DESEMPENHO:
          Realização das atividades propostas (pesquisa, produção textual e apresentação).
10
RESPONSABILIDADE:
         Entrega nas datas previstas as atividades propostas (pesquisa, produção textual e apresentação).
10
APRESENTAÇÃO:
         Domínio do conteúdo;
        Clareza e objetividade;         Postura e respeito aos colegas.
10
TOTAL
30















ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS

ANO
GRUPOS
TEMAS


6º Anos
Grupos com 5 componentes
01
Produção Agrícola: agricultura tradicional
02
Produção Agrícola: agricultura moderna
03
Produção Industrial: industrialização
04
Produção Industrial: impactos ambientais
05
Produção Comercial: consumismo
06
Produção Comercial: problemas sociais
ANO
GRUPOS
TEMAS


7º Anos
Grupos com 6 componentes
01
Região Norte: aspectos culturais
02
Região Nordeste: aspectos culturais
03
Região Centro-Oeste: aspectos culturais
04
Região Sudeste: aspectos culturais
05
Região Sul: aspectos culturais

O VERDADEIRO nome do SUCESSO é DEDICAÇÃO”.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

PRODUÇÃO AGRÍCOLA

A agricultura, ou seja, o cultivo de grãos, cereais e vegetais, é uma das principais e mais importantes atividades para a subsistência do ser humano. Quando falamos de produção agrícola nos referimos a tudo aquilo que é resultado da atividade agrícola (a agricultura), por exemplo, cereais como o trigo ou o milho, vegetais e hortaliças como a batata, a cenoura ou frutas como o morango, a maçã, etc. Todos estes produtos formam parte da atividade agrícola e são utilizados em uma porcentagem muito alta como alimentos, embora possam ser encontrados também outros usos para diversas indústrias (perfumaria, indumentária, higiene, etc.).
Ao longo da história, o setor da agricultura no Brasil passou por diversos ciclos e transformações, indo desde a economia canavieira, pautada principalmente na produção de cana-de-açúcar durante o período colonial, até as recentes transformações e expansão do café e da soja. Atualmente, essas transformações ainda ocorrem, sobretudo garantindo um ritmo de sequência às transformações técnicas ocorridas a partir do século XX, como a mecanização da produção e a modernização das atividades.

CURIOSIDADES DA REGIÃO CENTRO-OESTE

  • ·         Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, com o objetivo de descobrir ouro e pedras preciosas, os bandeirantes, partindo da vila de São Paulo, iniciaram a ocupação da região Centro Oeste, que antes era uma área praticamente esquecida pelos colonizadores.
  •      Em 1890, o militar Marechal Cândido Rondon, nascido em Mato Grosso, de origem indígena, comandou a construção de uma linha telegráfica entre Cuiabá e a região do Rio Araguaia, que posteriormente foi estendida até Goiás.
  •    Goiânia, a capital de Goiás, projetada e construída para abrigar uma população de 50 mil pessoas, só foi fundada em 1937.
  •     Para estimular o crescimento da Região Centro Oeste, em 1940, o governo federal criou duas áreas de colonização: a Colônia Dourados, ao sul de Campo Grande e a Colônia de Goiás, ao norte de Goiânia.
  •     A inauguração de Brasília, a capital do país, em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, atraiu para a região migrantes de todo o Brasil.

ASPECTOS GERAIS DA REGIÃO CENTRO-OESTE

Região Centro-Oeste do Brasil possui uma área de 1.606.399.509 km², corresponde a 18,86 % do território nacional. Apesar de ser a segunda maior região do país em extensão territorial, é a segunda menos populosa. Entre as cinco regiões é a única não banhada pelo mar.
Faz fronteira com dois países sul americanos, Bolívia e Paraguai. Sua posição central é a única que permite ligação de fronteira com todas as outras regiões brasileiras. Abriga a Capital do País, Brasília, centro das decisões políticas. Possui a maior planície úmida do mundo, o Pantanal Mato-grossense.
Os três estados da Região Centro-Oeste e suas capitais são:
·  Mato Grosso (MT) – Cuiabá
·  Mato Grosso do Sul (MS) – Campo Grande
·  Goiás (GO) – Goiânia

E o Distrito Federal (DF) – Brasília.

Empoderamento Feminino

                                                          Imagem: Google Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de par...