sexta-feira, 10 de junho de 2011

O celular a serviço da solidariedade

O povo roraimense está sofrendo com o transbordamentos do rios e igarapés. Já são centenas de desabrigados, lavouras perdidas e pontes quebradas que deixaram o estado "ilhado". Somente é possível sair ou entrar no estado por  via aérea ou através de balsas que tem realizado  atravessias para os pequenos municípios. As águas do Rio Branco já alcançaram 2,26m acima da última "cheia" ocorrida há 30 anos atrás.
É uma oportunidade para registros de imagens através de aparelhos celulares que podem, e devem, ser socializados em sala de aula. Uma exposição fotográfica realizada pelos próprios alunos contempladas pelos pais e comunidade transforma o trabalho realizado muito mais prazeroso.
Uma outra ideia é a produção de pequenos documentários. Podem realizar entrevistas com pessoas que estão desabrigadas, com representantes da defesa civil ou sociedade civil organizada para arrecadar alimentos, roupas e calçados. 
Tanto a fotografia quanto o vídeo se tornam mais acessíveis de serem realizados devido a acessibilidade do celular. O tamanho e a leveza do aparelho permite a mobilidade e o manuseio pelo alunado. É possível desenvolver uma campanha dentro da comunidade escolar em prol dos desabrigados com o material produzido por nossos educandos com a finalidade de receber donativos.
Essa é mais uma oportunidade de transformar o aparelho celular (o vilão da sala de aula) em uma ferramenta de aprendizagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empoderamento Feminino

                                                          Imagem: Google Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de par...