domingo, 22 de maio de 2011

Trabalhando com línguas estrangeiras

Em nosso currículo encontramos duas línguas estrangeiras: inglês para o Ensino Fundamental e Espanhol para o Ensino Médio. E o que observo é a uma dificuldade no planejamento coletivo por parte dos professores em propostas multidisciplinares.
Então, aí vai uma sugestão:
  • Todo aparelho celular possui a função IDIOMA ou linguagem, país... Em fim, peça a turma para selecionar a língua estrangeira que será trabalhada (inglês/espanhol) dependendo da grade curricular da escola. Pronto, agora é só sugerir as atividades!
  • Nas aulas de Matemática, ao utilizar a calculadora;
  • Na Língua Portuguesa, ao propor envio de mensagens,  construção de frases,  formas de linguagem;
  • História e Geografia, fotos da paisagem local, comparação das paisagens de antes e de hoje;
 Em qualquer discipĺina, a função do aparelho celular que for utilizada pelos educandos necessitará de tradução. Isso levará os mesmos a pesquisar o significado das palavras, proporciona o manuseio do dicionário, a buscar os substantivos, verbos... É o aprender fazendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Empoderamento Feminino

                                                          Imagem: Google Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de par...