Em nosso currículo encontramos duas línguas estrangeiras: inglês para o Ensino Fundamental e Espanhol para o Ensino Médio. E o que observo é a uma dificuldade no planejamento coletivo por parte dos professores em propostas multidisciplinares.
Então, aí vai uma sugestão:- Todo aparelho celular possui a função IDIOMA ou linguagem, país... Em fim, peça a turma para selecionar a língua estrangeira que será trabalhada (inglês/espanhol) dependendo da grade curricular da escola. Pronto, agora é só sugerir as atividades!
- Nas aulas de Matemática, ao utilizar a calculadora;
- Na Língua Portuguesa, ao propor envio de mensagens, construção de frases, formas de linguagem;
- História e Geografia, fotos da paisagem local, comparação das paisagens de antes e de hoje;
Em qualquer discipĺina, a função do aparelho celular que for utilizada pelos educandos necessitará de tradução. Isso levará os mesmos a pesquisar o significado das palavras, proporciona o manuseio do dicionário, a buscar os substantivos, verbos... É o aprender fazendo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário