O projeto foi desenvolvido com base na criação de situações e experiências pautadas na vida escolar cotidiana que se encontram em registros da escola estadual Profº Carlo Casadio também chamados de livros de ocorrências. As escolhas de situações são derivadas do interesse dos professores e alunos, para isso foram aplicados questionários que indagam o uso do celular em sala de aula, levando-os a realizar o esforço necessário para que esta situação seja superada, ou seja, levando-os a conhecer a situação, pensar e refletir acerca do assunto para chegar a uma conclusão e, consequentemente uma nova postura.
Assim, os alunos adquirem conceitos e valores sociais através do trato de situações problemáticas reais que surgem, nas discussões das soluções, na cooperação, no senso de responsabilidade, na liberdade de ação; e os professores passam a diversificar sua prática, melhorando a qualidade do ensino e dinamizando as aulas através da introdução do celular em seu planejamento.
Levar o aluno a refletir sobre o uso do celular desencadeia um processo de conscientização através da prática cotidiana, onde o próprio aluno é o autor do conhecimento concebido.
ResponderExcluirBelo trabalho!
Neto