Por Antonio Sabán, 13 de Maio de 2016 a las 19:00
Embora os painéis solares dos próximos 20 anos melhorarão exponencialmente com respeito aos atuais, alcançamos um ponto suficiente como para, em muitos casos, substituir as fontes de energia tradicionais.
A energia fotovoltaica recebida por células solares não deixou de aumentar nos últimos anos. No entanto, isso não impede de admirar o setor, afirmar que não está onde deveria e nos emocionar rapidamente com as proezas prometidas por contribuições futuras do grafeno e da perovksita. Mas a realidade é que, hoje em dia, a indústria está crescendo como nunca antes. Os Estados Unidos alcançaram um milhão de instalações solares e, com medidas como a imposta em São Francisco, espera-se que esse número dobre em dois anos.
Grande parte da culpa reside no fato do custo da energia solar ter diminuído 50% no último ano e 70% na última década (que já está mais baixo que os valores do carvão). As razões estão na economia de custos de produção e na melhoria experimentada em soluções de armazenamento de energia elétrica. Além disso, ao contrário do que aconteceu na Espanha com o chamado “imposto ao sol“, o Congresso americano continua dando incentivos fiscais para instalar painéis em casas e empresas.
O papel da energia solar será essencial se os Estados Unidos quiserem alcançar os números de redução de emissões do recente acordo mundial de Paris. Além disso, o fato de que o número de instalações em casas aumente, fará com que sua dependência energética da rede elétrica tradicional seja reduzida. Isso certamente ajuda a evitar blecautes ou fornecer energia para pequenos eletrodomésticos, mas no futuro será mais importante.
O melhor de tudo é que estes são números e projeções plausíveis com a tecnologia que já está disponível. Se em algum momento chegarem ao mercado novidades e melhorias, como as mencionadas no início do artigo, o uso de combustíveis fósseis pode ser muito mais prejudicado. As possibilidades não param de crescer, e grande prova disso é o que está conseguindo Solar Impulse 2.
Imagem: Gencho Petkov
Fonte:http://br.blogthinkbig.com/2016/05/13/a-importancia-da-energia-solar-hoje-e-nos-proximos-anos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário