segunda-feira, 28 de agosto de 2017

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA

PROJETO: A GEOGRAFIA NO MUNDO LITERÁRIO
Profª: josy viana
6º e 7º anos – matutino

ORIENTAÇÕES PARA ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

1.     VEGETAÇÃO
a)     Que tipos de vegetação aparecem? (árvores, arbustos, gramíneas...)
b)    Características (pequeno, médio ou grande porte, vegetação rasteira, galhos e troncos retorcidos, frutífera, frondosa...)
c)     A qual formação vegetal pertencem? (floresta, mangue, cerrado, mata...)

2.     CLIMA
a)     Quais características do tempo aparecem? (frio, calor, chuva, tempestade, neve, neblina, orvalho...)
b)    São características de qual clima? (Equatorial, Tropical, Desértico, Sub-Tropical, Temperado...)

3.     RELEVO
a)     Quais os tipos de relevo aparecem? (montanhas, serras, terrenos planos, áreas desgastadas...)
b)    A qual tipo de relevo pertence? (planalto, planície ou depressão)

4.     ESPAÇO
a)     Rural ou campo?

b)    Urbano ou cidade?


* OBS: Cada educando deverá escolher um livro de literatura infanto-juvenil para realizar a análise do espaço geográfico onde se desenvolve a estória,

domingo, 27 de agosto de 2017

SEGUNDO DESAFIO - 7º ANO


SEGUNDO DESAFIO - 6º ANO

6º Semana  - 11º AULA – 6º ANO


DETETIVE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO - 7º ANO

5º Semana  - 9º AULA – 7º ANO

A REGIÃO NORDESTE

* Realizar a tempestade de ideias;
* Propor aos alunos uma investigação sobre a Região Nordeste. (pág.83-91\Por dentro da Geografia)

1. Você é nosso detetive do espaço, para cumprir sua missão deverá encontrar:
a) Onde se localiza o Recôncavo Baiano?
b) De que forma o Nordeste dominou a economia brasileira no período colonial?
c) A Região Nordeste é formada por 4 complexos regionais, caracterize com suas palavras cada uma.
d) Diferencie as 3 técnicas de obtenção de água mais utilizadas no Sertão.
e) Explique o que foi a “Integração Econômica Brasileira” ocorrida a partir da década de 1950.
f) Dê 03 exemplos da modernização agrícola nordestina.
g) Caracterize os 03 pólos industriais nordestinos.

5º Semana  - 10º AULA – 7º ANO

* Criar o mapa conceitual da região Nordeste.
* Copiar o texto no quadro:

A região Nordeste

        A Região Nordeste do território brasileiro é composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nordestina totaliza 53.081.950 habitantes. A densidade demográfica é de 34,1 habitantes por quilômetro quadrado; o crescimento demográfico é de 1,3% ao ano. O estado da Bahia é o mais populoso (14.016.906 habitantes); Sergipe possui a menor concentração populacional da Região (2.068.017 habitantes).
        O Nordeste apresenta características físicas e socioeconômicas que variam de acordo com a região, fato que criou as sub-regiões do Nordeste: Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão. A Região vem recebendo várias indústrias, um dos motivos é a concessão de benefícios fiscais pelos governos estaduais (isenção de impostos, doação de terrenos, etc.), além de mão de obra mais barata.
Outro elemento essencial para a economia do Nordeste é a exploração de petróleo: a região é a segunda produtora de petróleo do país e a maior na extração de petróleo em terra. Possui também um dos principais polos petroquímicos do Brasil – Camaçari, na Bahia.
        A agricultura e a pecuária são extremamente prejudicadas com a irregularidade das chuvas. Destacam-se nesse setor a criação de cabras, em razão da fácil adaptação do animal ao clima. A cana-de-açúcar é o produto agrícola que se destaca, mas as lavouras irrigadas de frutas tropicais vêm crescendo em importância na produção nacional. O Nordeste apresenta significativa criação comercial de camarão, concentra 97% da produção nacional desse crustáceo.
Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-regiao-nordeste.htm

DETETIVE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO - 6º ANO

Na 5ª semana\ 9º aula, que tal propor aos educandos um desafio?

O Espaço Urbano

* Realizar a tempestade de ideias;
* Propor aos alunos uma investigação sobre o espaço urbano. (pág.134-144\Por dentro da Geografia)
1. Você é nosso detetive do espaço, para cumprir sua missão deverá encontrar:
a) Como surgiram as cidades:
b) Como surgiu a democracia e como funciona essa forma de governo:
c) Explique o que eram as assembleias gregas, quais pessoas não podiam participar e por quê?
d) Justifique a expressão “As cidades das fábricas”.

e) Explique o que significa urbanização e o que são sítios urbanos.

* Criar o mapa conceitual do espaço urbano
* Copiar o texto no quadro:

Na 5ª semana\ 10º aula

Problemas ambientais urbanos


            Em uma grande cidade, notam-se os imensos edifícios, a movimentação de veículos nas ruas e de pedestres nas calçadas, além da poluição. No ambiente urbano, a paisagem é geralmente caótica, com grande quantidade de pessoas concentrada em uma área, edificações altas de concreto e escassez de árvores. Isso é resultado da falta de planejamento urbano, já que a maioria das cidades simplesmente cresceu descontroladamente. Trata-se de um cenário mais cinzento e poluído.
       Em geral, a infraestrutura de uma grande cidade geralmente é melhor, com mais estradas, hospitais, escolas, redes elétricas, entre outros serviços para atender a uma população maior. Uma das maneiras mais exploradas e eficazes para tornar as paisagens urbanas mais agradáveis é a arborização, por meio da revitalização e criação de áreas verdes, parques e praças públicas. Espaços arborizados e com maior número de espécies de plantas atraem aves e outros animais.

Fonte: http://www.fragmaq.com.br/blog/sao-paisagens-urbanas-rurais/

ATIVIDADE

1.    Caracterize com suas palavras o espaço urbano.
2.    Identifique alguns problemas ambientais dentro da cidade.
3.    Leia o texto da página 144, depois fale sobre as “ilhas de calor”,

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

A importância da energia solar hoje e nos próximos anos

Por Antonio Sabán, 13 de Maio de 2016 a las 19:00

          Embora os painéis solares dos próximos 20 anos melhorarão exponencialmente com respeito aos atuais, alcançamos um ponto suficiente como para, em muitos casos, substituir as fontes de energia tradicionais.

          A energia fotovoltaica recebida por células solares não deixou de aumentar nos últimos anos. No entanto, isso não impede de admirar o setor, afirmar que não está onde deveria e nos emocionar rapidamente com as proezas prometidas por contribuições futuras do grafeno e da perovksita. Mas a realidade é que, hoje em dia, a indústria está crescendo como nunca antes. Os Estados Unidos alcançaram um milhão de instalações solares e, com medidas como a imposta em São Francisco, espera-se que esse número dobre em dois anos.

          Grande parte da culpa reside no fato do custo da energia solar ter diminuído 50% no último ano e 70% na última década (que já está mais baixo que os valores do carvão). As razões estão na economia de custos de produção e na melhoria experimentada em soluções de armazenamento de energia elétrica. Além disso, ao contrário do que aconteceu na Espanha com o chamado “imposto ao sol“, o Congresso americano continua dando incentivos fiscais para instalar painéis em casas e empresas.



          O papel da energia solar será essencial se os Estados Unidos quiserem alcançar os números de redução de emissões do recente acordo mundial de Paris. Além disso, o fato de que o número de instalações em casas aumente, fará com que sua dependência energética da rede elétrica tradicional seja reduzida. Isso certamente ajuda a evitar blecautes ou fornecer energia para pequenos eletrodomésticos, mas no futuro será mais importante.

         O melhor de tudo é que estes são números e projeções plausíveis com a tecnologia que já está disponível. Se em algum momento chegarem ao mercado novidades e melhorias, como as mencionadas no início do artigo, o uso de combustíveis fósseis pode ser muito mais prejudicado. As possibilidades não param de crescer, e grande prova disso é o que está conseguindo Solar Impulse 2.

Imagem: Gencho Petkov

Fonte:http://br.blogthinkbig.com/2016/05/13/a-importancia-da-energia-solar-hoje-e-nos-proximos-anos/

A importância da energia solar


        Os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas de energia.

         A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente). Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta.

         A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica.

         Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares.

        Normalmente, a energia solar é utilizada em locais mais isolados, secos e ensolarados. Em Israel, aproximadamente 70% das residências possuem coletores solares, outros países com destaque na utilização da energia solar são os Estados Unidos, Alemanha, Japão e Indonésia. No Brasil, a utilização de energia solar está aumentando de forma significativa, principalmente o coletor solar destinado para aquecimento de água.

          Apesar de todos os aspectos positivos da energia solar (abundante, renovável, limpa, etc.), ela é pouco utilizada, pois os custos financeiros para a obtenção de energia são muito elevados, não sendo viável economicamente. Necessita de pesquisas e maior desenvolvimento tecnológico para aumentar sua eficiência e baratear seus custos de instalação.

Fonte:https://colegiometajf.wordpress.com/2013/12/03/conheca-a-importancia-do-uso-da-energia-solar/

ENERGIA SOLAR

            Nossa turma escolheu, por votação unânime, no tema Energia Solar para a Feira de Ciências. O primeiro passo é delimitar o tema, então oriente seus educandos de como fazê-lo. Quanto mais específico, mais delimitado, melhor será o desenvolvimento do projeto.
           O segundo passo é conduzir a pesquisa, dar direcionamento para que os mesmos possam construir seu referencial teórico. Aí vai uma sugestão:

A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR

Publicado em 16 de February de 2010 por ANTONIO MAGALHÃES DE OLIVEIRA

INTRODUÇÃO
          A energia solar, como o próprio nome diz, é a energia gerada pelo Sol, é uma fonte de aproveitamento inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz. Por muitos anos a humanidade sobreviveu com base no trabalho braçal e animal. As primeiras fontes de energia inanimadas, como rodas hidráulicas e moinhos de vento, significaram um importante incremento quantitativo do regime de trabalho.
        É a partir da energia do Sol que se dá a evaporação, origem do ciclo das águas, que possibilita o represamento e a conseqüente geração de eletricidade (hidroeletricidade). A radiação solar também possibilita a circulação atmosférica em larga escala, causando os ventos. Sem sombra dúvida a energia solar é uma das alternativas energéticas mais promissoras do novo milênio ela é inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de luz e de calor.
A ENERGIA SOLAR
          O Sol é fonte de energia renovável, e o seu aproveitamento tanto como fonte de calor
quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para o futuro.
          No mundo contemporâneo onde a demanda energética aumentou consideravelmente para atender as necessidades da humanidade hoje estimada em mais de seis bilhões de pessoas o homem tem se voltado para a natureza buscando nos seus elementos as alternativas energéticas capazes de lhe proporcionar a energia de que tanto necessita para a manutenção de um nível de vida para viver dignamente. Fontes de energia como a hidrelétrica, nuclear, termelétrica, dentre outras atualmente vem sendo mais escolhida por diversos motivos. Porém os problemas causados por tais escolhas, atingem a todos. Essas fontes de energia acabam com o meio ambiente, poluem a atmosfera, alteram os lugares onde é produzidas as respectivas fontes de energia e muitos outros.
        A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre outras fontes de energia, como não ser poluente, não contribuir para o efeito estufa, não precisar geradores para a produção de energia elétrica, porém tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento. Frente a esta realidade, seria irracional não buscar e aproveitar esta fonte de energia limpa, inesgotável e gratuita. "Isso significa uma só coisa: fontes renováveis terão um papel muito maior, mas o mundo vai continuar a usar quantidades maciças de todos os combustíveis fósseis", disse Richardson (2000).
(...) Acurtoemédioprazo, deveráaumentara exploração direta dessa energia.
Àmedidaquefica mais caro,mais raroe politicamentemais inviável queimar
combustíveiscomoo petróleoecarvão,usar a"limpa"radiação solar tende a
seruma opção mais sensata e prática- e a tecnologia futura de armazenamento de
energia poderá resolver o problema dos países que têm menos dias ensolarados (...)
FERNANDES, Carlos Arthur de Oliveira². (2002).
       No Brasil a utilização da energia solar teve seu aumento na década de 70. Onde notamos que o Brasil possui um grande potencial energético solar é uma boa solução para as áreas afastadas e que ainda não possuem energia elétrica. Hoje em dia no mundo mais de 98% de nossa energia provém dos combustíveis fósseis, e no Brasil não é diferente. Por mais importantes que eles sejam sabemos hoje que eles irão acabar e devemos procurar outras fontes de energia e de preferência que sejam menos poluentes no meio ambiente. Há tempo não se achava que os combustíveis fosséis não se esgotariam, mas essa realidade já vem mudando, pois muitos países já estão investindo em novas fontes de energia para não dependerem de outros países para terem energia que necessitam.
          Em um artigo publicado no jornal Correio da Paraíba, edição de 19 de julho de 1998, o engenheiro Lúcio César Mesquita assim se expressa:
      Estranha que o Brasil se mantenha omisso quanto à aplicação de um plano de desenvolvimento de energia solar. Países como os EUA, Alemanha, Austrália, Índia, França e Israel já trabalham em diferentes planos de desenvolvimento tecnológico do aquecedor solar. Israel, por exemplo, iniciou seu plano ainda na década de 50 e hoje alcança a surpreendente marca de 70% de suas residências equipadas com aquecimento solar.
        Algumas vantagens da energia solar são: a energia solar não polui durante seu uso, as usinas demandam manutenção mínima, ela é livre e abundante, tem alta aceitação pública por ser uma fonte natural de energia, ela é excelente em lugares remotos ou de difíceis acesso.
          Algumas desvantagens: existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climática e a noite não existe produção alguma, as formas de energia solar são poucos eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fosséis, a energia hidrelétrica e a biomassa, ela não recebe qualquer incentivo econômico, locais em atitudes médias e altas sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
       Cada vez mais a humanidade pensar em novas fontes de energia solar e essa necessidade nos faz pensar na energia solar que colocando em questão se torna uma ótima opção de utilização, visto que se tem muitas vantagens e algumas mas não muitas desvantagens e o nosso progresso exige que mudemos e com base nos argumentos anteriormente mencionados pode-se concluir que é uma fonte de energia que se deve ser estudada e pesquisada para que em um futuro em que a energia pode ser uma desculpa para a guerra, ela seja um motivo de paz.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica, 8 ed. São Paulo: Atlas, 1986.pág 138.
BAIRD, Colin. Química Ambiental. Com tradução de Maria Angeles Lobo Reeio e Luiz Carlos Marques Carrera. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. pág 264.
PALZ, Wolfgang. Energia solar e fontes alternativas. Hemus LTDA, 1981.
Carlos Arthur de Oliveira Fernandes, texto encontrado no site: http://fwww1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9267.shtml



quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Os aspectos gerais da Região Norte do Brasil



É sempre importante direcionar a atenção dos educandos antes de exibir um vídeo, isso permitirá que tenham um foco e saibam o que extrair.

ROTEIRO

1. Quais os estados que compõe a Região Norte?
2. Essa região recebe influência do relevo. Quais os tipos de relevo que predominam na Região Norte?
3. Com relação ao relevo, quais os tipos de depressão que existem?
4. Qual o clima predominante? Cite suas principais características.
5. A Região Norte apresenta chuvas abundantes. Explique o que pode interferir no regime das chuvas?
6. Explique o fenômeno "friagem".
7. Nessa região ocorre o fenômeno da "pororoca". Explique esse fenômeno.
8. A hidrografia é da região é rica em rios navegáveis e pesqueiros. Qual a importância da Bacia do Tocantins?
9. Caracterize com suas palavras a seguinte vegetação:
a) Floresta Amazônica
b) Cerrado
c) Mata de Igapó
d) Mata de Várzea
e) Manguezais 

O espaço agrário brasileiro

Nada como um vídeo para auxiliar a prática pedagógica!!


ATIVIDADE

1. Com base no vídeo, diga como o espaço agrário se apresenta:
a) Organização espacial
b) Atividades econômicas
c) Produção

2. Caracterize, com suas palavras, o espaço agrário brasileiro.

Empoderamento Feminino

                                                          Imagem: Google Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de par...