Nossa turma escolheu, por votação unânime, no tema Energia Solar para a Feira de Ciências. O primeiro passo é delimitar o tema, então oriente seus educandos de como fazê-lo. Quanto mais específico, mais delimitado, melhor será o desenvolvimento do projeto.
O segundo passo é conduzir a pesquisa, dar direcionamento para que os mesmos possam construir seu referencial teórico. Aí vai uma sugestão:
A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR
Publicado em 16 de February de 2010 por ANTONIO MAGALHÃES DE OLIVEIRA
INTRODUÇÃO
A energia solar, como o próprio nome diz, é a energia gerada pelo Sol, é uma fonte de aproveitamento inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz. Por muitos anos a humanidade sobreviveu com base no trabalho braçal e animal. As primeiras fontes de energia inanimadas, como rodas hidráulicas e moinhos de vento, significaram um importante incremento quantitativo do regime de trabalho.
É a partir da energia do Sol que se dá a evaporação, origem do ciclo das águas, que possibilita o represamento e a conseqüente geração de eletricidade (hidroeletricidade). A radiação solar também possibilita a circulação atmosférica em larga escala, causando os ventos. Sem sombra dúvida a energia solar é uma das alternativas energéticas mais promissoras do novo milênio ela é inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de luz e de calor.
O Sol é fonte de energia renovável, e o seu aproveitamento tanto como fonte de calor
quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para o futuro.
No mundo contemporâneo onde a demanda energética aumentou consideravelmente para atender as necessidades da humanidade hoje estimada em mais de seis bilhões de pessoas o homem tem se voltado para a natureza buscando nos seus elementos as alternativas energéticas capazes de lhe proporcionar a energia de que tanto necessita para a manutenção de um nível de vida para viver dignamente. Fontes de energia como a hidrelétrica, nuclear, termelétrica, dentre outras atualmente vem sendo mais escolhida por diversos motivos. Porém os problemas causados por tais escolhas, atingem a todos. Essas fontes de energia acabam com o meio ambiente, poluem a atmosfera, alteram os lugares onde é produzidas as respectivas fontes de energia e muitos outros.
A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre outras fontes de energia, como não ser poluente, não contribuir para o efeito estufa, não precisar geradores para a produção de energia elétrica, porém tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento. Frente a esta realidade, seria irracional não buscar e aproveitar esta fonte de energia limpa, inesgotável e gratuita. "Isso significa uma só coisa: fontes renováveis terão um papel muito maior, mas o mundo vai continuar a usar quantidades maciças de todos os combustíveis fósseis", disse Richardson (2000).
(...) Acurtoemédioprazo, deveráaumentara exploração direta dessa energia.
Àmedidaquefica mais caro,mais raroe politicamentemais inviável queimar
combustíveiscomoo petróleoecarvão,usar a"limpa"radiação solar tende a
seruma opção mais sensata e prática- e a tecnologia futura de armazenamento de
energia poderá resolver o problema dos países que têm menos dias ensolarados (...)
FERNANDES, Carlos Arthur de Oliveira². (2002).
No Brasil a utilização da energia solar teve seu aumento na década de 70. Onde notamos que o Brasil possui um grande potencial energético solar é uma boa solução para as áreas afastadas e que ainda não possuem energia elétrica. Hoje em dia no mundo mais de 98% de nossa energia provém dos combustíveis fósseis, e no Brasil não é diferente. Por mais importantes que eles sejam sabemos hoje que eles irão acabar e devemos procurar outras fontes de energia e de preferência que sejam menos poluentes no meio ambiente. Há tempo não se achava que os combustíveis fosséis não se esgotariam, mas essa realidade já vem mudando, pois muitos países já estão investindo em novas fontes de energia para não dependerem de outros países para terem energia que necessitam.
Em um artigo publicado no jornal Correio da Paraíba, edição de 19 de julho de 1998, o engenheiro Lúcio César Mesquita assim se expressa:
Estranha que o Brasil se mantenha omisso quanto à aplicação de um plano de desenvolvimento de energia solar. Países como os EUA, Alemanha, Austrália, Índia, França e Israel já trabalham em diferentes planos de desenvolvimento tecnológico do aquecedor solar. Israel, por exemplo, iniciou seu plano ainda na década de 50 e hoje alcança a surpreendente marca de 70% de suas residências equipadas com aquecimento solar.
Algumas vantagens da energia solar são: a energia solar não polui durante seu uso, as usinas demandam manutenção mínima, ela é livre e abundante, tem alta aceitação pública por ser uma fonte natural de energia, ela é excelente em lugares remotos ou de difíceis acesso.
Algumas desvantagens: existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climática e a noite não existe produção alguma, as formas de energia solar são poucos eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fosséis, a energia hidrelétrica e a biomassa, ela não recebe qualquer incentivo econômico, locais em atitudes médias e altas sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Cada vez mais a humanidade pensar em novas fontes de energia solar e essa necessidade nos faz pensar na energia solar que colocando em questão se torna uma ótima opção de utilização, visto que se tem muitas vantagens e algumas mas não muitas desvantagens e o nosso progresso exige que mudemos e com base nos argumentos anteriormente mencionados pode-se concluir que é uma fonte de energia que se deve ser estudada e pesquisada para que em um futuro em que a energia pode ser uma desculpa para a guerra, ela seja um motivo de paz.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica, 8 ed. São Paulo: Atlas, 1986.pág 138.
BAIRD, Colin. Química Ambiental. Com tradução de Maria Angeles Lobo Reeio e Luiz Carlos Marques Carrera. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. pág 264.
PALZ, Wolfgang. Energia solar e fontes alternativas. Hemus LTDA, 1981.
Carlos Arthur de Oliveira Fernandes, texto encontrado no site: http://fwww1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9267.shtml