A Páscoa significa a "passagem para uma vida nova", uma vida plena possível somente através dos ensinamentos bíblicos, ou seja, seguindo os passos de Jesus. É uma celebração cristã que ocorre após 40 dias (Quaresma) a contar da Quarta-Feira de Cinzas. Para os cristãos a Páscoa é a mais importante festa do ano pois representa a grande prova do amor de Deus por nós.
Abordar as datas comemorativas em sala de aula é muito importante pois o educando passa a estabelecer relações entre o conteúdo ensinado e a sua realidade vivida. É uma excelente oportunidade para desenvolver os valores sociais como respeito, solidariedade, tolerância, ética entre outros. São diversas as possibilidades de atividades diferenciadas que levam a resultados satisfatórios. Mudanças no comportamento, aceitação de regras e limites, tolerância ao diferente e atitudes de solidariedade e companheirismo são visíveis no cotidiano escolar. Tudo depende da metodologia adotada pelo educador, na maneira de abordar o tema e nas dinâmicas utilizadas.
Comece com uma conversa informal sobre a Páscoa para realizar um diagnóstico a cerca do conhecimento dos educandos. No decorrer do diálogo vá acrescentando os símbolos da Páscoa, depois divida em grupos, faça o sorteio de um símbolo para cada grupo. Peça que converse entre eles e criem uma forma de socializar com a turma. Pode ser através de desenhos, contação de história, ou exposição oral, o importante é estimular todos a participar.
Um dos símbolos mais conhecidos é o Coelhinho da Páscoa representa o nascimento, a esperança na vida. Com o tempo, a figura do coelho se tornou tão comercial que, aos poucos, as pessoas passaram a associar a celebração cristã com o coelho e seu ovo de chocolate. O ovo da Páscoa também não poderia deixar de ser citado. Assim como o coelho, o ovo de chocolate passou a ter grande destaque no sistema capitalista por ser responsável por contribuir na economia nesse período.