terça-feira, 25 de julho de 2017

7º ANO

Aspectos gerais da Região Norte  

A região Norte do Brasil é uma das cinco regiões brasileiras segundo a divisão elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sua principal característica é o fato de ser a maior região do país em área territorial, com 3.869.638 km², abrigando também os dois maiores estados do Brasil, respectivamente, Amazonas e Pará. Além desses, a região conta com mais cinco estados: Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Norte brasileiro também possui uma das menores populações absolutas e, consequentemente, as menores densidades demográficas. Observa-se, em muitos casos, a evidência de alguns “vazios demográficos”, em que a quantidade de habitantes por área é muito reduzida ou praticamente nula. 
Ao todo, são pouco mais do que 15,5 milhões de pessoas vivendo na região Norte, com o estado do Pará sendo o mais povoado, com quase oito milhões de habitantes. Roraima, por outro lado, é a unidade federativa do Brasil com o menor número de pessoas, com uma população de 488 mil residentes. Todos esses dados citados são referentes às estimativas do IBGE para o ano de 2013. 
A região Norte do Brasil é quase que totalmente recoberta pelo domínio da Floresta Amazônica, que também se encontra em alguns outros países que fazem fronteira com a região, além do norte do estado do Mato Grosso. Trata-se da principal área de preservação natural do país, haja vista a importância ambiental dessa floresta para o clima e o ecossistema, o que ajuda a explicar a baixa densidade demográfica local.
Apesar disso, atualmente, encontra-se em expansão a fronteira agrícola brasileira, a faixa de terras em que se utiliza intensamente o solo para práticas agropecuárias, com a remoção da vegetação natural. Vislumbram-se, ainda, muitas grilagens, ocupações irregulares e fortes disputas pela posse da terra, envolvendo posseiros, grileiros e comunidades indígenas que habitam a região desde tempos remotos. 

http://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-norte.htm 

1. Leia o texto com atenção. 

2. Com base na leitura responda; 
a) O que significa a sigla IBGE? _________________________________________________________________ 
b) O que pode explicar “vazios demográficos” encontrados na Região Norte? _________________________________________________________________ 
c) Quais os principais problemas socioambientais dessa região? _________________________________________________________________ 
d) Qual o estado mais populoso e qual apresenta menor número populacional? _________________________________________________________________
PLANEJAMENTO - 7º ANO

3º BIMESTRE – julho  

ANO: 7º 1ª SEMANA (17 a 21/07/17)   

                                     ATIVIDADE DE SONDAGEM                                      
(PRIMEIRA AULA) 

1. Relacione corretamente as colunas:
I) Amazônia      
II) Centro-sul        
III) Nordeste        

(   ) corresponde a quase um terço do território nacional, compreende aos estados das regiões Sul e Sudeste (exceto o extremo norte de Minas Gerais), ao estado de Goiás, Mato Grosso do Sul, extremo sul do Mato Grosso e extremo sul do Tocantins.  
(   ) vai desde a porção leste do Maranhão até o norte de Minas Gerais, incluindo todos os estados nordestinos. Abrange cerca de 30% do território nacional. É a região onde ocorreu o processo de povoamento do país. 
(   ) Compreende toda a extensão da floresta Amazônica localizada em território brasileiro. Integrada por todos os estados da região Norte, além do Mato Grosso (exceto sua porção sul) e oeste do Maranhão. É uma região que apresenta baixa densidade demográfica.   

2. De acordo com os conteúdos estudados complete os espaços em branco.
“A divisão regional oficial do Brasil é aquela estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por cinco complexos regionais: _____________, ___________, _______, __________ e _______”.  

3.  Conceitue:  
a) Densidade demográfica:
b) Tx de natalidade:
c) Tx de mortalidade:
d) Crescimento vegetativo:
e) Emigração:
f) Imigração:

6º ANO

SEGUNDA AULA   

1. Copie o texto abaixo: Espaço Rural

O espaço rural é constituído pelas áreas não urbanas. São espaços não ocupados por cidades ou adensamentos populacionais. Tradicionalmente as atividades rurais são basicamente Agricultura (cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijão, trigo, soja, hortaliças, frutas e etc.), Pecuária (Produção pastoril ou não, de bovinos, suínos, caprinos, ovinos etc.).e extrativismo vegetal (Coleta de frutos, palmitos etc). Nem sempre as atividades realizadas no meio rural são agrárias. É cada vez mais comum a utilização do espaço rural para atividades turísticas, esportivas, áreas de preservação ambiental, spas, clínicas, centros de pesquisa, entre outros, que não estão vinculadas a atividades agrárias. 
A concepção de que o espaço rural é um ambiente de atraso no desenvolvimento também tem sofrido modificações. Altos níveis de mecanização, utilização de tecnologia e especialização da mão de obra têm sido vistos em muitas propriedades rurais. Hoje, no Brasil, a ocupação da terra na atividade agropecuária está dividida da seguinte forma: 71,1% terras ainda não aproveitadas economicamente, 21% pastagens e 5,9% lavoura.
                                                      Fonte: http://alunosonline.uol.com.br/geografia/o-espaco-rural.html                                                      http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/espaco-rural.htm  

2. Com base no texto responda:
a) Quais as atividades tradicionais do espaço rural?
b) Explique a frase: Nem sempre as atividades realizadas no meio rural são agrárias.
c) Por que não podemos afirmar que o espaço rural possui atraso no desenvolvimento? 
6º ANO

PRIMEIRA AULA  

CONTEÚDO: ESPAÇO RURAL 

1. Realizar a tempestade de ideias: espaço \ rural. Registrar no quadro.

ATIVIDADE  

1. Crie um conceito de Espaço Rural. 2. Caracterize o espaço quanto:
a) Modo de vida –
b) Tipos de trabalho –
c) Produção –

3. Represente por meio de desenho um espaço rural com legenda.  
INÍCIO AO NOVO CONTEÚDO (SEGUNDA AULA)  
6º ANO

A mudança  

            A gente veio para a cidade e trouxe tudo o que tinha: latas de plantas, umas cinco galinhas num baú, um banco, camas, guarda-roupa sem porta. Pusemos tudo num caminhão. Um menino meu veio segurando o cachorrinho. O papagaio também veio. Tinham contado lá na roça que a cidade tem de tudo: trabalho, oficina, hospital, escola, ônibus. Lá onde a gente vivia não dava mais para ficar. Era só capinar, colher, trabalhar para os fazendeiros ganhando uma miséria. Então resolvemos mudar.             Aqui a vida não é fácil. Arranjei trabalho na fábrica e controlo as máquinas. Faço todo dia a mesma coisa, o dia inteiro. Cansa mexer nas maquinas sempre do mesmo jeito, e, se a gente se distrair, fica sem os dedos.             Ganho pouco e tenho de morar onde o aluguel é barato. A casa e bem simples e tem um pedaço de terra onde a gente plantou umas ervas de chá, couve, cheiro-verde. O dinheiro não dá para comprar muita coisa; até os meninos pequenos trabalham.   Às vezes penso em voltar para a roça. Mas aqui meus filhos podem estudar, tem um muito esforçado que trabalha no supermercado e já está na oitava série.      Na roça a vida é sossegada, tem muita natureza, não tem perigo de assalto. Mas a vida só é boa para quem é dono da terra. Lá a nossa vida não tem esperança nenhuma. Parece que ninguém liga para o povo da roça. 

RODRIGUES, Rosicler Martins; Cidades. Brasileiras. São Paulo. Ed. Moderna – 1992 

ATIVIDADES 

1. Leia o texto com atenção.

2. Com base na leitura responda; a) onde os personagens moravam antes de vir para cidade? _________________________________________________________________

b) porque o povo deixou o campo e veio para a cidade? _________________________________________________________________

c) Porque o personagem diz que não dava para ficar no campo? _________________________________________________________________

d) Que trabalho o personagem desenvolvia no campo e depois na cidade? _________________________________________________________________ 
  PLANEJAMENTO


 3º BIMESTRE – julho  

ANO: 6º 1ª SEMANA (17 a 21/07/17)   


 ATIVIDADE DE SONDAGEM                                             (PRIMEIRA AULA) 

1. Relacione corretamente as colunas:

I) Crosta terrestre      
II) Manto        
III) Núcleo      
IV) Biosfera      
V) Atmosfera        
VI) hidrosfera

(   ) Conjunto de todas as águas do planeta.
(   ) Centro da terra.
(   ) Camada onde os seres humanos vivem.
(   ) Camada de gases que envolve a Terra.
(   ) Camada em que se encontra o magma.
(   ) Camada mais superficial da Terra.

2. De acordo com conteúdos estudados complete os espaços em branco.
“A crosta terrestre é formada por placas tectônicas, e, quando estas sofrem rupturas podem surgir os ___________________, que se caracterizam pelo derramamento de lava quando estão ativos. Quando as placas tectônicas se chocam podem causar os ________________________ ou abalos sísmicos que, dependendo da sua intensidade, podem causar grandes estragos”.  

3.  Ligue o continente à sua característica correta.
Ásia                                                                 Continente onde se localiza o Brasil.
Oceania                                                           Maior continente do mundo.
África                                                              Menor continente do mundo.
América                                                          Continente que possui o maior número de países. 

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Professor não é super herói, mas pode salvar uma nação!!

A beira dos meus 20 anos de profissão, descobri que ser professor não é ser super herói. Apesar de ainda sonhar com um país melhor, mais digno e justo para todos acredito que isso é possível por meio da educação. Não temos super poderes (visão Raio X, velocidade e forças descomunais), mas temos algo que pode fazer toda a diferença: a capacidade de formar opiniões. Isso é suficiente para transformar qualquer realidade.
E por quê nosso país continua mergulhado na corrupção, desvio de dinheiro público, injustiça e baixa qualidade de vida para as classes inferiores? A resposta é simples, mas requer muito cuidado ao assimilá-la. Por isso, vou deixar que você crie sua própria resposta com base no que irá ler mais adiante.
Quando crianças damos início a vida escolar. Levamos para a sala de aula nossa leitura de mundo com base no que vemos ao nosso redor e o que recebemos de nossa família. Acreditamos somente no que é transmitido, a família faz muito bem esse papel, mesmo sem perceber acaba perpetuando a alienação, estado de pobreza e o pior, alimenta e mantém a corrupção. 
Mas ao chegar na sala de aula, a criança tem a oportunidade de ampliar seu ponto de vista, trocar experiências e aprimorar sua leitura de mundo. Para que isso aconteça, se faz necessário que o professor assuma o papel de "orientador" e não apenas de "transmissor" de conhecimentos. Isso implica em nova postura, adoção de novas metodologias e recursos por parte do professor. Levar a criança a pensar, buscar meios para resoluções de problemas, a questionar conceitos e teorias, construir seu próprio conhecimento. 
Transformar a criança em um ser pensante é levá-la a mudar a sua realidade vivida e construir sua própria história. Lutará por seus direitos e cumprirá seus deveres de cidadão, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. Agora imagina várias crianças com esse pensamento e essas atitudes! Uma nação pode ou não pode ser transformada por meio da educação? E quem tem a capacidade, ou o super poder, de fazer tudo isso?
Pense bem, professor, unidos em um mesmo propósito poderemos transformar a realidade de nosso bairro, de nossa comunidade, de nosso país. 


Empoderamento Feminino

                                                          Imagem: Google Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de par...