sexta-feira, 26 de abril de 2013

DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO

Um breve histórico

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. 

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho


“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vamos comemorar o Dia do Índio de uma forma diferente?

Utilize o mundo da fantasia para apresentar um personagem da vida real, assim a aula fica mais divertida e prazerosa.

Objetivos:
Estimular a oralidade, coordenação motora, senso estético e raciocínio lógico;
Conhecer e debater os hábitos e costumes indígenas;
Aprender a respeitar os índios para construir a cidadania em uma sociedade pluricultural;
Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente para a manutenção da vida.

Atividades:

 1. Quem dança seus males espanta
A música e a dança são muito valorizadas na cultura indígena, principalmente para entrar em contato com divindades com o objetivo de pedir ou agradecer algo. Ao som de uma música indígena e instrumentos típicos, promova uma ciranda com os pequenos. Vai ser muito divertido brincar de índio com os colegas!

2. Onde ficam as tribos?
Leve para a sala de aula um mapa ou globo terrestre e destaque os pontos do território nacional onde ainda existem aldeias indígenas. Aproveite para explicar o que é uma oca, quem é o cacique, o pajé e os costumes e tradições deste povo. 


3. Museu do Índio
Você pode levar seus alunos para uma visita marcada ao Museu do Índio, um espaço localizado no Parque anauá (RR). Além de exposição monitorada e acesso ao acervo, as crianças podem participar de atividades culturais sobre o universo indígena. Mas existem outros museus que reúnem objetos e costumes dos índios e até mesmo aldeias abertas para a visitação. Pesquise o mais próximo da sua escola e embarque em um passeio cultural incrível!
fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/imprime213733.asp


 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

VEJA DICAS FUNDAMENTAIS PARA REALIZAR UM PROJETO CAMPEÃO EM 2013



O que você precisa saber
Com alguns pequenos cuidados você pode aumentar a sua chance de ganhar o Prêmio Victor Civita. Veja no que é preciso se atentar ao realizar o trabalho em sala, ao escrever o relato e ao se inscrever.
PROJETO
  • Não é preciso pensar em um projeto mirabolante. Atividades que comprovadamente impactaram a aprendizagem são mais valorizadas.
  • Prepare um bom planejamento para o trabalho. Ele vai servir para refletir sobre o processo, o desenvolvimento e os resultados alcançados.
  • Realize um diagnóstico inicial para conhecer o que as crianças sabem e com isso planejar melhor o trabalho. Essas informações vão lhe ajudar a checar as aprendizagens alcançadas.
  • Tenha clareza quanto ao conteúdo e ao objetivo do trabalho.
  • Documente: vale tirar fotos, fazer vídeos, guardar registros dos alunos etc. Isso é essencial para a segunda fase da seleção, quando os selecionadores requisitam registros para conhecer melhor o trabalho.
  • Já se você é diretor escolar, coordenador pedagógico ou orientador educacional, defina bem seus objetivos em relação aos professores e o impacto do seu projeto na sala de aula.

RELATO
  • Deixe claro o que o diagnóstico inicial mostrou como necessidade de aprendizagem.
  • Aponte os conteúdos trabalhados, os objetivos e as estratégias.
  • Mostre como você planejou e quais foram as etapas do trabalho e como elas se relacionaram.
  • Conte como você lidou com a diversidade de conhecimentos da turma.
  • Explique como e em que momentos você promoveu a interação entre os alunos.
  • Indique como você avaliou os alunos.
  • Não se preocupe em redigir em linguagem formal. O mais importante é descrever os itens solicitados no regulamento.
  • Não envie trabalhados ainda não encerrados, isso pode desclassifica-lo.
  • Se você é diretor escolar, coordenador pedagógico ou orientador educacional destaque o papel de todos os envolvidos (professores, coordenadores, diretores, pais, organizações não-governamentais) e o contexto em que a escola está inserida.
INSCRIÇÃO
  • Leia o regulamento com atenção.
  • Ao criar sua senha pessoal, confira seu e-mail. Ele é o canal de comunicação com a equipe de selecionadores.
  • O campo "nome" deve conter apenas um educador. Se outros colaboraram no projeto, devem ser citados no relato.
  • Só deixe o campo sobre o Ideb em branco se sua cidade ou unidade escolar não tiver resultados disponíveis.
  • O relato deve ser redigido em Word (extensão .doc ou .docx).
  • Siga rigorosamente os parâmetros de tamanho recomendados pelo regulamento e as configurações do texto (como fonte Times New Roman, corpo 12). Na página de inscrição você encontra um modelo de ficha para redação, seu uso é obrigatório. O descumprimento destas regras pode desclassificá-lo.
  • Não envie documentos que contenham fotos, desenhos e imagens de produções da turma. Isso pode desclassificar seu trabalho.
Fonte: http://www.fvc.org.br/premio-victor-civita/dicas-uteis/dicas-de-sucesso.shtml


Empoderamento Feminino

                                                          Imagem: Google Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de par...